Bibliografia complementar
ALVES, Fátima. Políticas educacionais e desempenho escolar nas capitais brasileiras. Cad. Pesqui. [online]. 2008, vol.38, n.134, pp. 413-440. ISSN 0100-1574.
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Descrição: Analisa ações através de políticas públicas decorrentes de resultados de rendimento dos alunos no Sistema de Avaliação da Educação Básica nos anos de 1999, 2001 e 2003.
ARELARO, Lisete R.G.. Formulação e implementação das políticas públicas em educação e as parcerias público-privadas: impasse democrático ou mistificação política?. Educ. Soc. [online]. 2007, vol.28, n.100, pp. 899-919. ISSN 0101-7330.
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Descrição: Reflexão sobre a implantação de políticas públicas e sua execução de fato, através de parcerias público-privadas e seus desdobramentos.
BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; PINTO, Regina Pahim; MARTINS, Angela Maria e DURAN, Marília Claret Geraes. Avaliação na educação básica nos 90 segundo os periódicos acadêmicos. Cad. Pesqui. [online]. 2001, n.114, pp. 49-88. ISSN 0100-1574.
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Descrição: Análise do que foi publicado sobre educação básica nos anos 90.
CARVALHO, Marília Pinto de. Estatísticas de desempenho escolar: o lado avesso. Educ. Soc. [online]. 2001, vol.22, n.77, pp. 231-252. ISSN 0101-7330.
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Descrição: Analisa o outro lado da produção dos resultados das políticas de correção do fluxo escolar por meio de estatísticas de desempenho escolar.
CASTRO, Jorge Abrahão de. Financiamento e gasto público na educação básica no Brasil: 1995-2005. Educ. Soc. [online]. 2007, vol.28, n.100, pp. 857-876. ISSN 0101-7330.
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Descrição: Analisa os gastos com Educação no período entre 1995-2005.
CAVALIERE, Ana Maria. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Educ. Soc. [online]. 2007, vol.28, n.100, pp. 1015-1035. ISSN 0101-7330.
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Descrição: Reflexão sobre as relações entre a ampliação do tempo de escola e o incremento da qualidade do trabalho educativo que se realiza dentro dela. Compara período normal e escola de tempo integral.
COLLARES, Cecília Azevedo Lima; MOYSES, Maria Aparecida Affonso e GERALDI, João Wanderley. Educação continuada: a política da descontinuidade. Educ. Soc. [online]. 1999, vol.20, n.68, pp. 202-219. ISSN 0101-7330.
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Descrição: Análise de política pública e discussão sobre concepção de sujeito e conhecimento subjacentes à proposta de educação continuada.
CORREA, Bianca Cristina. Educação infantil e ensino fundamental: desafios e desencontros na implantação de uma nova política. Educ. Pesqui. [online]. 2011, vol.37, n.1, pp. 105-120. ISSN 1517-9702.
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Descrição: Pesquisa qualitativa realizada no interior de São Paulo. Analisa o processo de ampliação do ensino fundamental e seus reflexos sobre a educação infantil com base em resultados de pesquisa realizada entre 2008 e 2010.
FONSECA, Marília. Políticas públicas para a qualidade da educação brasileira: entre o utilitarismo econômico e a responsabilidade social.Cad. CEDES [online]. 2009, vol.29, n.78, pp. 153-177. ISSN 0101-3262.
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Descrição: Trata do conceito de qualidade expresso em objetivos e metas de planos educacionais brasileiros.
FRANCO, Creso; ALVES, Fátima e BONAMINO, Alicia. Qualidade do ensino fundamental: políticas, suas possibilidades, seus limites. Educ. Soc.[online]. 2007, vol.28, n.100, pp. 989-1014. ISSN 0101-7330.
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Descrição: Examina comparativamente os pressupostos e as ênfases de quatro gerações de agendas políticas educacionais dirigidas à educação básica, com início na década de 1970 e influência na realidade educacional brasileira atual. Resgata várias políticas educacionais.
FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. Ação reguladora da União e qualidade do ensino obrigatório (Brasil, 1988-2007). Educ. rev. [online]. 2008, n.31, pp. 33-51. ISSN 0104-4060.
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Descrição: Políticas expressas na ação reguladora normativa da União nos últimos vinte anos, especificamente no que diz respeito ao acesso e permanência nesse ensino.
GARCIA, Maria Manuela Alves. Políticas educacionais contemporâneas: tecnologias, imaginários e regimes éticos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.45, pp. 445-455. ISSN 1413-2478.
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Descrição: Análise da racionalidade subjacente às políticas públicas.
MELLO, Guiomar Namo de. Políticas públicas de educação. Estud. av. [online]. 1991, vol.5, n.13, pp. 7-47. ISSN 0103-4014.
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Descrição: Debates que ocorreram no Grupo de Estudos de Políticas Públicas de Educação durante o ano de 1991. Indica um novo padrão na gestão da política educacional do Ensino Fundamental no Brasil.
MOEHLECKE, Sabrina. As políticas de diversidade na educação no governo Lula. Cad. Pesqui. [online]. 2009, vol.39, n.137, pp. 461-487. ISSN 0100-1574.
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Descrição: Análise documental de programas, ações e relatórios de gestão sobre diversidade.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre políticas públicas e seus sujeitos privados. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.44, pp. 329-341. ISSN 1413-2478.
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Descrição: Discute a relação entre setores públicos estatais decorrente especificamente do novo tipo de parceria entre órgãos públicos do Estado e docentes pesquisadores das universidades públicas para formulação, implementação e avaliação de políticas públicas para a alfabetização, iniciada na década de 1980 e enfatizada a partir da década de 1990, com a reforma do Estado brasileiro.
NOFFS, Neide de Aquino e ESPÓSITO, Vitória Helena Cunha. Formação de profissionais da Educação: da proposição à ação. Rev. psicopedag. [online]. 2011, vol.28, n.86, pp. 178-184. ISSN 0103-8486.
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Descrição: Trata da formação profissional em educação enquanto reflexo de concepções e transformações políticas.
PAUL, Jean-Jacques e BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira. Qualidade docente e eficácia escolar. Tempo soc. [online]. 2008, vol.20, n.1, pp. 119-133. ISSN 0103-2070.
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Descrição: Pesquisa que mede a distribuição de professores e a eficácia dos resultados obtidos.
PAULA, Fernando Silva e TFOUNI, Leda Verdiani. A persistência do fracasso escolar: desigualdade e ideologia. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2009, vol.10, n.2, pp. 117-127. ISSN 1679-3390.
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Descrição: Reflexão acerca do fracasso escolar e suas causas, inseridas em contextos de interesse de classe, através da análise do discurso.
SAWAYA, Ana Lydia. Políticas públicas: pontos de método e experiências. Estud. av. [online]. 2006, vol.20, n.56, pp. 131-148. ISSN 0103-4014.
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Descrição: Trata da elaboração de políticas públicas focando em pessoas e suas comunidades.
SILVA, Maria Abádia da. Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira. Cad. CEDES [online]. 2003, vol.23, n.61, pp. 283-301. ISSN 0101-3262.
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Descrição: Relaciona, por meio de diversos fatores, a influência de projetos internacionais de educação pública na formulação do projeto politico-pedagógico da escola brasileira.